terça-feira, 2 de novembro de 2010

Incêndio destrói parque no cerrado de Mato Grosso


    
 Um incêndio provocado por um cigarro está destruindo o Parque Nacional da Gruta da Lagoa Azul, no cerrado matogrossense.
     A imensa linha de fogo avança sobre a serra. Por onde passa, devasta a vegetação e encobre o céu de fumaça. Técnicos da Defesa Civil precisaram sobrevoar a área para descobrir pra onde o fogo ia e dar instruções às equipes que combatem o incêndio. As condições do clima tornam o trabalho dos bombeiros ainda mais difícil. Bastam alguns segundos de vento soprando pra reascender o fogo que eles levaram horas pra apagar. A ventania alimenta as chamas e obriga os bombeiros a recuar. "O pior inimigo nosso é o clima, o vento".
   Dezenas de equipes da Defesa Civil percorrem o estado, que registra 25% dos focos de calor de todo o país. A maior parte das queimadas é provocada pelos próprios fazendeiros para limpar o pasto, uma prática ilegal nesta época do ano.
  Peritos descobriram que a origem do incêndio no Parque Estadual da Gruta da Lagoa Azul foi criminosa. O fogo, que já destruiu mil hectares de reserva, teria começado na propriedade de Sidnei Francisco de Carvalho, um pequeno produtor rural.
  Ele admitiu que provocou o fogo com um toco de cigarro. “Foi um acidente. Não foi erro, foi um acidente de trabalho. Eu fumando, deixei o toco de cigarro aceso e prejudicou meus vizinhos”. O produtor rural vai responder, em liberdade, por crime ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário